FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mostra Fotográfica Memórias da Cidade

Av. Delfim Moreira, no Leblon, em 1960: lembra um pouco
Piratininga, em Niterói. Essa foto faz parte da exposição!

 
 

Imagens clássicas do Rio de Janeiro das décadas de 50 e 60 compuseram a mostra, que foi realizada de 06 de abril a 22 de maio, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF)


A Agência O Globo inaugurou, no  dia 06 de abril, no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), a exposição “Memórias da Cidade”, montada com base em seu rico acervo e que apresenta uma coleção de fotografias do cotidiano do Rio de Janeiro nos anos 1950 e 1960. A mostra traz imagens clássicas em preto e branco, que exibem diferentes aspectos da cidade, do ponto de vista de sua arquitetura, do mobiliário urbano, transportes, moda e dos hábitos do carioca dessa época. O design da mostra é de Jair de Souza e a produção do Grupo do Rio.
Memórias da Cidade reúne 34 fotos impressas a partir de negativos no formato de 120 mm (considerado por especialistas como um clássico da fotografia analógica) e traz, em uma sala especial, uma projeção multimídia com cerca de 40 fotos. Para a exposição, o curador Ricardo Mello, gerente da Agência O Globo, buscou um olhar além do fotojornalismo. “Ao longo dos anos, em nosso trabalho com imagens, nos deparamos com fotografias do Rio de Janeiro de décadas passadas que nos saltavam aos olhos; tanto pela qualidade de suas composições, como pelo charme dos espaços urbanos e a atitude das pessoas que os ocupavam. As imagens tinham características diferentes do fotojornalismo e contavam a história da cidade, a partir de uma visão artística, em preto e branco. Assumimos o desafio de criar uma cadência visual, que representasse o ar romântico e elegante do dia a dia das décadas de 50 e 60 e que pudesse ser mostrado ao público”, afirma.

A edição final da exposição é fruto de uma pesquisa entre mais de três mil imagens. “Na exposição e no catálogo procuramos valorizar os olhares sensíveis dos repórteres fotográficos, por vezes anônimos, mostrando o Rio de Janeiro através de seus lugares e personagens. Muitas das imagens trazem a influência da estética cinematográfica europeia, da nouvelle vague, por exemplo. A exposição foi organizada de forma a chamar atenção do visitante para determinadas temáticas e características visuais dos anos 50/60, principalmente os tons em claro e escuro, a composição das imagens, os personagens e a luz. O Rio aparece de uma forma desconhecida para nossos olhos e memória, de forma silenciosa e elegante. Até quem não viveu essa época sentirá saudades da cidade que em meados do século XX experimentou uma explosão cultural e artística fenomenal”, explica Jair de Souza, responsável pelo design da mostra.

A Agência O Globo possui um acervo de mais de 5 milhões de fotografias, produzidas para os jornais O Globo, Extra e Expresso, que pode ser consultado no site www.agenciaoglobo.com.br.



É super interessante ver como as pessoas se comportavam na época, o que vestiam e quais lugares frequentavam. Além disso, ver como pontos turísticos da cidade evoluíram com os anos e deixaram o nosso Rio ainda mais lindo!