FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 17 de maio de 2011

Oitava Mostra e Prêmio de ACIE de Cinema

Criado em 2004 com o objetivo de dar reconhecimento à importância e qualidade da indústria cinematográfica brasileira, o Prêmio ACIE de Cinema, promovido pela Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil, com o patrocínio da RioFilme e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, chega a sua oitava edição trazendo o melhor da safra nacional de 2010. No total, 18 filmes concorrem ao prêmio, dividido em nove categorias, incluindo a de melhor filme pelo júri popular. Como sempre, os longas indicados serão exibidos gratuitamente dentro da Mostra ACIE de Cinema, no Centro Cultural Banco do Brasil, entre os dias 17 e 22 de maio. Após o fim da mostra é iniciada a votação para a escolha dos vencedores, que serão revelados no dia 30, durante a cerimônia oficial de premiação, também no CCBB. O Prêmio conta ainda com o apoio do Canal Brasil e do designer de jóias Antonio Bernardo.

Conferido por formadores de opinião de todo o mundo nos mesmos moldes do Golden Globe, nos EUA, o Prêmio ACIE vem funcionando como uma espécie de selo de qualidade para o cinema nacional no exterior. A lista dos indicados é elaborada pelo comitê oficial da ACIE, formado por nove correspondentes: Fabíola Ortiz dos Santos (Lusa), Ivani Flora (TV SIC), Lenilson Ferreira (Kyodo News), Luiz Eduardo Lerina (TV Mundo), Mery Galanternick (Latin Trade e ARTnewsletter), Marcelo Cajueiro (Variety, IGWB e Xinhua), Nacif Elias (sócio de honra), Nelza Oliveira (Infosurhoy) e Phylis Lilian Ciurariu Dit Huber (Freelancer).

Todos os títulos são exibidos gratuitamente dentro da Mostra ACIE, entre os dias 17 e 22 de maio, no CCBB. O encerramento oficial será excepcionalmente no dia 21, no Cinecarioca, do Complexo do Alemão, com a pré-estreia nacional do longa “4 x UPP”, dirigido por Luciano Vidigal, Cadu Barcellos, Rodrigo Felha e Wagner Novais. Após o fim das exibições no dia22, é então iniciada a votação para escolha dos vencedores nas oito categorias - Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Documentário, Melhor Diretor de Fotografia e Melhor Trilha Sonora. Cerca de 250 correspondentes afiliados das associações do Rio, São Paulo e Brasília participam da votação, e o público também tem direito a escolher o Melhor Filme na categoria Júri-Popular.

Entre os 18 longas em competição, o campeão de bilheteria de 2010, Tropa de Elite 2, é também o vencedor no número de indicações. O filme de José Padilha concorre em todas as categorias, com exceção de ‘Melhor Atriz’. No segundo lugar do ranking vem Lula, o Filho do Brasil que entra na disputa pelos troféus de ‘Melhor Ator’ (Rui Ricardo Diaz), ‘Melhor Atriz’ (Gloria Pires, que em 2010 ganhou duas indicações por É Proibido Fumar e Se eu fosse você 2), ‘Melhor Fotografia’ (Gustavo Hadba) e ‘Melhor Trilha Sonora’ (Antônio Pinto e Jaques Morelembaum). As Melhores Coisas do Mundo, de Laís Bodanzky, que ano passado abriu a Mostra ACIE, e Olhos Azuis, de José Joffily, concorrem igualmente aos troféus de ‘Melhor Filme’, ‘Melhor Direção’ e ‘Melhor Roteiro’. O último a entrar na corrida pelo título de ‘Melhor Filme’ é o 5 x Favela – Agora por Nós Mesmos, concorrendo somente nesta categoria. Chico Xavier compete por ‘Melhor Direção’, com Daniel Filho, e ‘Melhor Ator’, pela atuação de Nelson Xavier na pele do protagonista. Os demais concorrem em apenas uma categoria (lista completa abaixo).
Tropa de Elite 2


Odorico Paraguaçu
Lula o filho do Brasil
400 contra 1
5x favela


Mais uma vez, o Prêmio ACIE conta com o apoio do Canal Brasil e do designer de jóias Antonio Bernardo, que desde 2004 é responsável pela criação do troféu oficial de premiação dos vencedores. Inspirado no cone de projeção, o troféu foi confeccionado em acrílico, segundo o artista, um material nobre que permite que se veja e sinta o que ele está buscando. "Sinto-me honrado pelo convite, pois o olhar dos correspondentes estrangeiros é bastante diversificado e nos projeta para o exterior. Sendo assim, o troféu representa o olhar e a projeção para o mundo de suas opiniões", explica.

Desde 2007, o Prêmio ACIE de Cinema elege uma personalidade do meio para receber o troféu ‘Homenagem Especial’ pelo conjunto da obra. Em 2010, o escolhido foi o cineasta Carlos Manga, que recebeu a honraria das mãos do amigo Daniel Filho. O filme É Proibido Fumar, de Anna Muylaerte, foi o grande destaque do ano, e levou para sua já consagrada coleção de prêmios os troféus de ‘Melhor Filme’, ‘Melhor Roteiro’ e ‘Melhor Trilha Sonora’. O documentário Loki - Arnaldo Baptista também levou o troféu na categoria ‘Documentário’ e de ‘Melhor Filme’ na escolha do público. Nas edições anteriores, os filmes vencedores foram Estômago (2009); Tropa de Elite (2008), O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias (2007), Cidade Baixa (2006), O Outro Lado da Rua (2005) e O Homem que Copiava (2004). Todo o histórico do prêmio e outras informações estão disponíveis no site www.premioaciedecinema.com.br

LISTA DE INDICADOS:

Melhor Filme
As Melhores Coisas do Mundo
Olhos Azuis
Tropa de Elite 2
5 x Favela - Agora por Nós Mesmos

Melhor Diretor
Daniel Filho por Chico Xavier
José Joffily por Olhos Azuis
José Padilha por Tropa de Elite 2
Laíz Bodanzky por As Melhores Coisas do Mundo

Melhor Roteiro
Bráulio Mantovani Por Tropa de Elite 2
Luiz Bolognesi por As Melhores Coisas do Mundo
Marcelo Gomes e Karim Ainouz por Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo
Paulo Halm e Melanie Dimantas por Olhos Azuis

Melhor Ator
Marat Descartes por Os Inquilinos (Os Incomodados Que Se Mudem)
Nelson Xavier por Chico Xavier
Rui Ricardo Diaz por Lula, O Filho do Brasil
Wagner Moura por Tropa de Elite 2

Melhor Atriz
Glória Pires por Lula, O Filho do Brasil
Maria Padilha por Praça Saens Peña
Nanda Costa por Sonhos Roubados
Zezé Polessa por O Bem Amado

Melhor Fotografia
Gustavo Hadba por Lula, O Filho do Brasil
Lula Carvalho por Tropa de Elite 2
Paulo Vainer por Eu e Meu Guarda-Chuva
Rodolfo Sanchez por 400 Contra 1 - Uma História do Crime Organizado

Melhor Trilha Sonora
Antônio Pinto E Jacques Morelembaum por Lula, O Filho do Brasil
Guto Graça Mello por O Homem Que Engarrafava Nuvens
Pedro Bromfman por Tropa de Elite 2
Pedro Luís por Praça Saens Peña

Melhor Documentário
Dzi Croquettes
Caro Francis
O Abraço Corporativo
Uma Noite em 67