FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Exposição Tesouros do Patrimônio da Ciência e Tecnologia no Brasil

Exposição reúne acervo científico de cinco instituições no Rio de Janeiro


O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), localizado em São Cristovão, o bairro Imperial, no Rio de Janeiro, abriu em oito de Maio, a exposiçãoTesouros do patrimônio da Ciência e Tecnologia no Brasil”. Objetos de cinco instituições nacionais compõem a mostra, que permite aos visitantes conhecer um pouco da história das instituições às quais os instrumentos pertencem e de seu patrimônio. A exposição vai até junho de 2011, com entrada gratuita.
“A grande relevância dessa mostra se relaciona à socialização de coleções com pouca visibilidade pública, além de propiciar relações entre os acervos das mesmas e suas histórias institucionais”, adianta Marcus Granato, coordenador de Museologia do Mast.
Divulgação/ MastExposição reúne acervo científico de cinco instituições no Rio de JaneiroAmpliar
  • Peça científica que integra exposição do Mast
Entre os 46 objetos expostos, tem destaque o Altazimute Prismático, instrumento sob guarda do Mast, procedente do Observatório Nacional do Ministério da Ciência e Tecnologia. Fabricado no Rio de Janeiro, no século 19, o instrumento inventado pelo astrônomo francês Emmanuel Liais - diretor do Imperial Observatório entre 1870 e 1881 - era utilizado para determinar a altura dos astros com grande precisão. Foi agraciado com a medalha do mérito na Exposição Internacional de Viena, na Áustria, e o diploma de Honra ao Mérito na Exposição Preparatória da Corte, em 1889.
“O Brasil tem um patrimônio científico e técnico muito significativo e que importa preservar, quer como fonte para a história da ciência, quer para a comunicação da ciência para o grande público. Nesse contexto, o que conhecemos hoje sobre o patrimônio cultural de ciência e tecnologia em nosso País é restrito e, em especial, instrumentos e equipamentos antigos já podem ter sido modernizados ou descartados em prol de uma busca por algo mais moderno, mais atual”, ressalta Granato.
A exposição é fruto da cooperação entre instituições que participam de um projeto comum de controle e uniformização terminológica de coleções de objetos científicos em língua portuguesa, o Thesaurus de Acervos Científicos em Língua Portuguesa.

O Thesaurus tem como objetivo constituir um vocabulário extenso, produzindo uma terminologia comum e um glossário capaz de classificar e informar sobre acervos históricos das ciências exatas e disciplinas relacionadas, como a matemática e engenharias. Na mostra, coleções das instituições portuguesas serão apresentadas por meio de multimídia.
Além do Mast, participam da mostra o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), o Museu Dinâmico de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Museu da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Colégio Pedro 2º (Laboratório de Física) do Rio de Janeiro.