FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Seminário Internacional As Inter-Relações da Biodiversidade 2011

Com a proposta de criar um fórum de debates sobre a questão ambiental, tendo como temática inicial a Biodiversidade e suas diferentes interfaces, o Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio de Janeiro organiza, de 30 de maio a 2 de junho de 2011, o Seminário “As inter-relações da biodiversidade”, que terá lugar no Auditório da Embrapa Solos, no Jardim Botânico.

Especialistas de diferentes áreas debaterão a questão da biodiversidade em suas múltiplas facetas. Serão oito mesas que procurarão fornecer um panorama global e local sobre temáticas que se relacionam com a biodiversidade, como mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, divulgação científica, saberes tradicionais e outras.
 


Seminário "As inter-relações da biodiversidade" De 30 de maio a 2 de junho de 2011.
Auditório Embrapa Solos – Rua Jardim Botânico, 1024 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro

PROGRAMAÇÃO:
Segunda-feira, 30/5/2011
9h - Abertura
Ministra do Meio Ambiente - Izabella Mônica Vieira Teixeira
Presidente do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Liszt Vieira
Museu do Meio Ambiente – Lidia Vales

10h45 às 12h45 - Mesa 1: Biodiversidade e museus
Conferência 1: Patrimônio biológico e coleções de história natural - a museologia a serviço do ambiente e da biodiversidade, por João Carlos Brigola. doutor em História/Museologia, professor nas Universidades de Évora e Nova de Lisboa e atual diretor-geral do Instituto dos Museus e da Conservação do Ministério da Cultura de Portugal;
Conferência 2: Museu e Biodiversidade: alternativas e estímulos à inovação, por Maria Ignez Montovani, diretora administrativa do ICOM-BR, fundadora e diretora da Expomus, empresa que desenvolve e coordena projetos museológicos, socioeducacionais e ambientais no Brasil.
Coordenadora: Luisa Maria Rocha - Museu do Meio Ambiente/JBRJ
14h30 - Mesa 2: Biodiversidade e mudanças climáticas
Conferência 1: A necessidade de completar a revolução Darwiniana, por Sérgio Besserman, economista do BNDES, professor da PUC-Rio, ambientalista, integrante do conselho diretor da WWF-Brasil e presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável e de Governança Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro;
Conferência 2: Eduardo Moraes Arraut, pesquisador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CCST/INPE) .
Coordenadora: Lidia Vales - Museu do Meio Ambiente/JBRJ
Terça-feira, 31/5/2011
9h30 - Mesa 3: Biodiversidade e desenvolvimento sustentável
Conferência 1: Biodiversidade, Biocomércio e a Rio + 20, por Lucas Assunção, economista com mestrado pela PUC-Rio, diretor da Divisão de Comércio, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da Agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD);
Conferencia 2: Samyra Crespo, doutora em História Social pela USP (1989), pesquisadora titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins e secretária de Articulação Institucional e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente.
Coordenador: Haroldo Cavalcante de Lima - Diretoria de pesquisa/JBRJ.
14h30 - Mesa 4: Biodiversidade e História
Conferência 1: O desenvolvimento da Ciência e a diversidade das formas de vida na Terra, por Carlos Ziller Camenietzki, mestre em Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação, mestre e doutor em Filosofia pela Université de Paris IV (Paris-Sorbonne), e professor adjunto do IFCS/UFRJ;
Conferencia 2: Sociedade e Natureza no Brasil do século XX: relações entre história das ciências e pensamento social, por Nisia Trindade Lima, mestre em Ciência Política e doutora em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ, pesquisadora titular da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Coordenadora: Alda Heizer - ENBT/JBRJ
Quarta-feira, 1/6/2011
9h30 - Mesa 5: Biodiversidade e divulgação científica
Conferência 1: Biodiversidade: a renovação da vida, por Henrique Lins de Barros, doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, professor titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, autor de artigos de divulgação científica e coordenador de projetos de vídeo de divulgação científica.
Conferência 2: Biodiversidade, e eu com isso?, por Nurit Rachel Bensusan, bióloga e engenheira florestal com pós-graduação em História, Sociologia e Filosofia da Ciência na Universidade Hebraica de Jerusalém, mestre em Ecologia pela UnB e doutoranda em educação pela UNB.
Coordenadora: Carmen Machado - Museu do Meio Ambiente/JBRJ
14h30 - Mesa 6: Biodiversidade e cidades
Conferência 1: Nabil Georges Bonduki, secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente;
Conferência 2: Biodiversidade e Governança Democrática, por Marta de Azevedo Irving, doutora em gestão de ecossistemas costeiros pela USP, com pós-doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris e no Departamento de Ecologia e Gestão da Biodiversidade do Museu de História Natural de Paris, professora associada e pesquisadora do Programa Eicos de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (IP/UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento (IE/UFRJ).
Coordenador: Rogério Gribel – Diretor de Pesquisa/JBRJ
Quinta-feira, 2/6/2011
9h30 - Mesa 7: Biodiversidade e saberes tradicionais
Conferência 1: Medicina popular, biodiversidade e comunidades locais do Cerrado, por Jaqueline Evangelista Dias, mestranda em Agronomia, na Área de Etnobotânica de Plantas Medicinais pela UNESP – Botucatu/SP, sócia da empresa Pau Terra Consultoria, membro titular do Comitê Nacional da Política de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
Conferência 2: Biodiversidade e saberes tradicionais: entre proteção e salvaguarda, por Juliana Ferraz da Rocha Santilli, doutora em Direito Socioambiental, promotora de justiça do MP do Distrito Federal e Territórios, professora de Direito Ambiental do Instituto Internacional de Educação do Brasil e sócia fundadora do Instituto Socioambiental, pesquisadora do Programa “Populações locais, agrobiodiversidade e conhecimentos tradicionais” do Institut de Recherche pour Le Développement (IRD), e a Unicamp, e também colaboradora do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da UnB.
Coordenadora: Yara Lucia Britto – Diretoria de Ambiente e Tecnologia/JBRJ
14h30 - Mesa 8: Biodiversidade e mídias
Conferência 1: Estágio das macro-questões de hoje: mudanças do clima e consumo de recursos, por Washington Novaes, jornalista que atuou em várias das principais publicações brasileiras: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Última Hora, Correio da Manhã, Veja e Visão, ex- editor-chefe do Globo Repórter e do Jornal Nacional, da Rede Globo. Comentarista de telejornais e do programa Globo Ecologia;
Conferencia 2: Televisão para crianças: qualidade e audiência, por Célia Catunda, formada em Comunicação pela USP, animadora, diretora e autora de histórias e desenhos animados, criadora da criou a TVPinGuim juntamente com Kiko Mistrorigo, premiada em diversos festivais e diretora de"Peixonauta", o programa mais visto na TV a cabo brasileira.
Coordenador: Marcos Gonzalez – Diretoria de Gestão/JBRJ