FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sétimo Seminário Internacional Arquivos de Tradição Ibérica


O 7º Seminário Internacional de Arquivos de Tradição Ibérica é um evento organizado pelo Arquivo Nacional e pela Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA), com apoio da Unesco e do Sistema Firjan, que tem por objetivo reunir especialistas do Brasil, Portugal, Espanha, América Latina e Caribe, bem como de países de língua portuguesa da África e Ásia.

Com grande relevância para a integração arquivística dos países de tradição ibérica, em sua sétima edição o Seminário tem como tema "Funções Arquivísticas e Preservação Documental".

O Seminário de Arquivos de Tradição Ibérica teve início no Brasil, onde aconteceram a primeira e a segunda edições do evento, em 2000 e 2002. As demais edições ocorreram em Porto Rico (2003), Portugal (2005), Costa Rica (2007) e Chile (2009).

O Seminário funcionará como pré-evento à Conferência Internacional da Mesa-Redonda de Arquivos (CITRA), a ser realizada pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA) em Toledo, Espanha, em setembro de 2011.



Serão realizadas mesas-redondas sobre temas que abrangem a gestão de documentos digitais, usos e usuários de arquivos, conservação de arquivos, cooperação internacional, produção e difusão de conhecimento arquivístico, normas e intercâmbio de dados e acesso à informação e direitos humanos. Além disso, a Associação Latino-americana de Arquivos – ALA realizará sua assembléia-geral e serão ministradas, por especialistas, duas oficinas, uma sobre formatos de intercâmbio de dados e outra sobre o sistema RODA de gerenciamento e preservação de documentos digitais.

O evento está voltado para profissionais e estudantes que atuem em arquivos, centros de documentação e informação, bibliotecas e serviços arquivísticos. Haverá tradução simultânea em três idiomas: português, espanhol e inglês.