FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 16 de maio de 2011

XXIII Fórum Nacional do INEA. Visão de Brasil Desenvolvido para Participar da Competição do Século

Muito grande, em nosso entender, a importância deste XXIII FÓRUMNACIONAL, realizado no Auditório do BNDES, Centro-RJ, em Maio de 2011:
Se conjugarmos a participação na Competição do Século (China, Índia e Brasil, em lugar de apenas China X Índia) com a Visão de Brasil Desenvolvido, estaremos Mudando a História do País.
Em número recente, o “The Economist” publicou matéria de capa sobre o que denominou “The contest of the century: China versus India”. E o Brasil – não está nessa disputa?
Esse, o tema da Sessão de Abertura: A competição é entre China e Índia? Ou entre China, Índia e Brasil?
O Brasil pode entrar na disputa, se passar a ter, através do governo, das lideranças políticas, lideranças empresariais, lideranças da sociedade, instituições de desenvolvimento, uma nova Visão Estratégica – Visão de País Desenvolvido.
E se souber aproveitar as Grandes Oportunidades Econômicas de que dispõe, notadamente o pré-sal e oportunidades na área das Grandes Tecnologias do Século XXI – principalmente TICs (tecnologias da informação e comunicações) e biotecnologia à base da biodiversidade, além do impulso à inovação.
Entretanto, para isso, tem de manter bons fundamentos (especialmente na Área Fiscal) e construir dois pilares: Educação de Qualidade e um Plano Diretor para Desenvolver, no Brasil, a Pequena Empresa Moderna.
E de fazer uma opção: passar a considerar a Segurança como Alta Prioridade e com Senso de Urgência, na articulação de governo federal, governos estaduais e governos municipais. A criação das UPPs foi só o ponto de partida.
Nessas condições, o Brasil poderá Acelerar o Desenvolvimento Social, Eliminando a Pobreza Extrema e Mantendo uma Grande Classe Média.
Finalmente, a visão do Fórum, com sentido humanista, é que, além da prioridade ao desenvolvimento social, é preciso colocar em debate “O Sentido da Vida” que se exprime na “Busca da Felicidade” (Sessão de Encerramento). A importância dessa discussão fica clara quando lembramos que na “declaração de independência” dos Estados Unidos, em 1776, já se colocava entre as verdades a serem sustentadas como evidentes em si mesmas (por serem direitos inalienáveis), “a vida, a liberdade e a busca da felicidade” (“the pursuit of happiness”).