FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 28 de maio de 2011

Exposição Multimídia O Mistério o Tempo em Poesias

Depois de uma temporada em São Paulo, a exposição multimídia “O Mistério e o tempo em poesias”, do artista mineiro Cacau, chega à estação General Osório do Metrô, em Ipanema, no Rio de Janeiro até o dia 05 de junho.



Pilares e máscaras da poesia
Com concepção, criação e direção artística de Cacau, a mostra multimídia aborda o lirismo do cotidiano por meio de diversas manifestações artísticas – pintura, poesia, música, videoarte e performance cênica.
O espaço foi projetado a partir dos “pilares da poesia”. São três ambientes preparados para as pinturas, a vivência e a vídeo instalação. A mostra é composta por 15 obras onde são empregadas técnicas mistas e os objetos são transformados. A poesia aparece por meio de símbolos inscritos com cores metálicas (cobre, ouro e prata).
É possível percorrer a exposição ouvindo sons e melodias criadas pelo artista para a mostra. Em um dos espaços, um vídeo composto por imagens, grafismos e palavras é projetado em tiras de pano, que vão do chão até o teto formando uma tela. Com duração de sete minutos, a trilha sonora do vídeo é do guitarrista e diretor musical Paulo Rafael, que criou um mantra contemporâneo a partir da sonoridade dos metais.

Sobre o artista
Poeta, músico, compositor e artista visual, Cacau é um estudioso da cultura popular brasileira, sempre presente em suas criações e intervenções que promove no Brasil e no mundo. Já realizou diversas turnês pelo país, assim como na Europa e nos Estados Unidos, sempre levando em suas obras os ritmos, a sonoridade e a identidade brasileira. Em sua trajetória internacional, se apresentou no Montreux Jazz Festival (Suíça – 2007), no Balkan Music Square Ohrid (Macedônia – 2007), no Festival Sete Sóis Sete Luas (Itália, Portugal e Espanha- 2009/2010), no Latino-americando (Milão-Itália – 2009) e na Womex (Dinamarca – 2009).
Em 2008, participou do réveillon da Avenida Paulista, em São Paulo, esteve no Territórios Sevilla (Espanha) e lançou o CD/DVD ‘Acordes Pro Mundo’ (Som Livre), nos Estados Unidos, onde fez apresentações em Nova York, Danburry, Newark, Boston, Frederick, Atlanta, Orlando e Miami. Com essa turnê, Cacau foi agraciado com o prêmio ‘Brazilian International Press Award’. Como artista visual, Cacau realizou as exposições: ‘Visionária Aridez’ (2005) que passou por Fortaleza e Portugal, já o ‘OMISTÉRIOEOTEMPOEMPOESIAS’ (2007) esteve em Fortaleza e no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, antes de chegar ao Rio e ‘SOS-SÓS’ (2010), com passagem por Portugal, Itália e também Fortaleza.