FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 3 de maio de 2011

Primeiro Encontro Nacional de Empreendedorismo Cultural 2011

Pela primeira vez no país, uma rodada de negócios  colocou frente à frente empresários e produtores culturais, agentes sociais, fornecedores, patrocinadores, investidores e, ainda, agentes dos setores de turismo, gastronomia, terceiro setor, meio ambiente, esporte, educação, comunicação, lazer, moda etc.
O Centro de Convenções Sulamérica, Cidade Nova-RJ, recebeu no dia 03 de Maio de 2011, o Primeiro encontro Nacional de Empreendedorismo Cultural.

A idéia foi possibilitar o planejamento econômico da atividade cultural. A economia movimentada pelo setor está ganhando respeito e nova dimensão no Brasil. A ministra da Cultura Ana de Hollanda foi convidada para participar.
Além das palestras e debates houve a apresentação de grupos artísticos de todo o Brasil e uma grande feira com 60 stands de exposição de projetos, produtos e serviços que representam a identidade cultural e a responsabilidade social. Empresas que dispõem de recursos financeiros e desejam investir em cultura também estavam  presentes. Dez stands foram  oferecidos gratuitamente a instituições sem fins lucrativos com produtos representativos.

Iniciativa do Instituto Dominus e Zeus Filmes, o Cultura Brasil 2011 foi o primeiro encontro nacional de empreendedorismo cultural. E criará a Rede Digital de Projetos Sócio-culturais. “Foi um fórum permanente para os negócios se manterem e houve um catálogo digital de todos os participantes. Tudo sem custo. Queremos atender tanto os micro, pequenos e os médios empreendedores culturais”, resume Ana Ferguson, idealizadora do encontro.
Solange Bighetti, completa que “a cultura brasileira é um setor que ainda necessita aumentar sua capacidade de gerar lucro e empregos”.
São mais de mil agentes culturais, 20 expositores, 640 participantes nas palestras e cinco mil visitantes. A entrada foi gratuita e dispensou inscrição prévia. Houve sorteio de bolsas de estudos para MBA de gestão cultural na Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC).