A Associação Brasileira de Anunciantes promoveu nos dias 24 e 25 de maio, no Teatro Nelson Rodrigues, o II Fórum ABA Marketing in Rio Internacional. O encontro discutiu oportunidades, desafios e práticas comerciais e mercadológicas que podem transformar o Rio de Janeiro em um valioso produto nacional e internacional. Além de temas específicos do marketing, foram abordados assuntos relacionados a planejamento, infra-estrutura e recursos humanos para a realização dos eventos agendados para acontecer no estado nos próximos anos.
Abrindo o Fórum, na manhã do dia 24, o painel “Esporte: Alavanca de negócios e oportunidades” vai reunir José Carlos Brunoro, presidente da Sport Strategy, que abordará “O impacto dos Esportes no Rio de Janeiro”, Marcelo Dória, presidente da BSB, com o tema “Basquete Brasileiro - Ressurgindo para um futuro vitorioso“, e Fred Gelli, sócio-diretor da Tátil Design, que falará sobre “A construção da marca das Olimpíadas 2016 – Rio de Janeiro”. Logo depois, o convidado internacional Stuart Beaver, vice-presidente de comunicação do Lloyds Bank Group, banco patrocinador oficial das Olimpíadas 2012, apresentou palestra seguida de um debate com a plateia.
Na parte da tarde, João Figueiredo, doutor em Geografia Econômica e coordenador no Núcleo de Economia Criativa da ESPM Rio, e Guilherme Caldas, gerente de inteligência e marketing América do Sul da Michelin e diretor da ABA Rio, discutiram o tema “Economia do Carnaval”. Em seguida, o painel “Visão dos Anunciantes” moderado por Flávia Flamínio, diretora geral da ESPM Rio e da ABA Rio, contará com a participação de Eraldo Carneiro, gerente de planejamento da Petrobras e diretor da ABA RIO, e de José Urbano Duarte, vice-presidente da Área de Governo da Caixa Econômica Federal. Fechando o dia, o painel “Visão dos Veículos & Agências” apresentou o ponto de vista de importantes profissionais do mercado carioca sobre a contribuição do setor no fomento de negócios na área de marketing e comunicação no Rio de Janeiro. Mário Rigon, diretor comercial nacional da INFOGLOBO, e Clóvis Speroni, presidente da ABAP RIO e da Agência 3, encabeçaram a discussão.
Dando início ao segundo dia de evento, o consultor de marketing Marcos Felipe Magalhães foi o mediador da discussão “Olimpíadas Militares no Rio de Janeiro - Um super teste para o Estado e para a cidade”, que reunirá o general Jamil Megid, coordenador geral dos 5º Jogos Mundiais Militares – Rio 2011, e Marçal Barcelos, gerente de marketing dos 5º Jogos Mundiais Militares – Rio 2011. Na sequência, Rafael Sampaio, vice-presidente da ABA Nacional, editor da Revista ABOUT e diretor do Portal da Propaganda, apresentou a palestra “Tem muito tempo, mas de repente é amanhã...”. Ainda pela manhã, Julio Lopes, Secretário de Estado de Transportes do Rio de Janeiro, Flávia Flamínio, diretora geral da ESPM Rio e diretora da ABA Rio, e Edmundo Fornasari, diretor da FETRANSPOR e da ABA Rio, abordaram o tema “Transportes nesta década: Um legado precioso para a Cidade e o Estado”.
Na parte da tarde, João Figueiredo moderou o painel “Rio de Janeiro - Capital Nacional da Criatividade”, que terá a participação de Cristina Becker, do Núcleo de Indústrias Criativas do Instituto Pereira Passos (IPP), Érico Magalhães, diretor de central responsável pelas áreas de gestão da TV Globo, e Ricardo Leite, sócio-diretor da Agência CRAMA. Para encerrar o encontro, o painel “Rio - Epicentro Cultural que rende bons negócios” reuniu Roberta Medina, presidente da Dream Factory, o empresário Ricardo Amaral e Rafael Liporace, sócio-diretor da Biruta Mídias Mirabolantes
Serviço:
II Fórum ABA Marketing in Rio Internacional
Local: CAIXA Cultural RJ / Teatro Nelson Rodrigues – Av. República do Paraguai, s/n - Centro - RJ
Data: dia 24 de maio – das 8h45 às 19h / dia 25 de maio – das 9h às 19h15
Horário: a partir das 9h