FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 29 de maio de 2011

Mostra de Cinema sobre o Leste Europeu

        MAM promove mostra de filmes do Leste Europeu
O museu carioca organizou uma mostra com clássicos e raridades do cinema da região, neste final de semana serão exibidos obras como o tcheco ‘Êxtase’, o soviético ‘A Cor da Romã’ e o polonês ‘O Homem de Ferro’

Desde o início deste mês de maio, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro está promovendo em sua cinemateca a mostra Cinema do Leste Europeu, que inclui obras de diferentes épocas do cinema da União Soviética, Polônia, Tchecoslováquia, Hungria e Sérvia.
Parte da programação já foi exibida ao longo do mês, mas há ainda cinco importantes produções, realizados entre as décadas de 1930 e 80.
O principal interesse na mostra é a dificuldade de se encontrar estes títulos no mercado brasileiro, já que muitos deles nem mesmo foram lançados em DVD, uma oportunidade de conhecer melhor a importante tradição cinematográfica da região.
Uma destas produções é a obra Êxtase, do cineasta tcheco Gustav Machaty. Filme de 1933, ainda da era do cinema mudo, foi um dos primeiros trabalhos estrelados pela atriz norte-americana Hedy Lamarr. A obra se tornou famosa por sua ousadia, mostrando uma das primeiras cenas eróticas, de sexo e nudez, do cinema mundial.
Outra destas raridades é Os possuídos, de 1962, do húngaro Károly Makk. Drama psicológico de grande densidade, o filme narra episódios na vida um engenheiro hidráulico depressivo que trabalha no isolamento de uma distante província na Hungria.
Merece particular destaque o soviético A cor da Romã, uma das obras primas do cinema do Leste Europeu. Dirigido pelo cineasta georgiano Seguei Paradjanov em 1968, retomava as experiências vanguardistas do cinema soviético. É uma biografia delirante e altamente experimental de Sayat Nova, poeta, músico e militante revolucionário armênio. Obra não narrativa, ela apela fortemente aos sentidos, extremante lírica, inspirada na linguagem da pintura e dos sonhos.
Completando a programação há a obra Expresso Transiberiano, de 1977, dirigido pelo cineasta do Uzbequistão, Eldor Urazbaev; e, por fim, O homem de Ferro, de 1981, obra do polonês Andrzej Wajda sobre o Solidariedade e o movimento grevista polonês do período. Confira abaixo a fixa técnica dos filmes e os horários de exibição.


Sinopses:
sexta-feira - dia 27
18h30 - A cor da romã (Sayat Nova) de Seguei Paradjanov. URSS, 1968. Com Sofiko Chiaureli, Melkop Alekyan e Vilen Galstyan. Legendas em português. 73’. Cópia em DVD. Um dos filmes mais importantes do leste europeu. Um delírio visual e imaginativo acerca da biografia de um músico, poeta e revolucionário armênio. O filme ficou proibido durante muitos anos. Classificação indicativa – 16 anos.
sábado - dia 28
16h - Os possuídos (Megszlálttotak) de Károly Makk. Hungria, 1962. Com György Pálos, Éva Pap, Ádám Szirtes. Legendas em português. 104’. Drama humano com tintagem política sobre um engenheiro hidráulico desiludido e um projeto em uma região árida da Hungria. Classificação indicativa – 14 anos.
18h - Êxtase (Ekstase) de Gustav Machaty. Tchecoslováquia/Áustria, 1933. Com Hedy Lamar, Andre Nox, Pierre Nay. Legendas em português. 82’. Um clássico do cinema erótico com Hedy Lamar em início de carreira. Mulher jovem se casa com homem mais velho. Durante uma viagem se sente atraída e apaixonada por outro homem. Classificação indicativa – 14 anos.
domingo - dia 29
16h - Expresso Transiberiano (Transibirki Express) de Eldor Urazbaev. URSS, 1977. Com Assanali Achimov, Nona Terentieva, O. Tabakov. Legendas em português. 93’. Filme de aventura de Eldor Urazbaev, cineasta do Uzbequistão, com a ação girando em torno ao Expresso Transiberiano. Classificação indicativa – 14 anos.
18h - O homem de ferro (Czlowjiek z zelaza) de Andrzej Wajda. Polônia, 1981. Com Jerzy Radziwilowicz, Krystyna Janda, Marian Opania. Legendas em português. 153’. Filme ganhador da Palma de Ouro no Festival de Cannes, tendo como tema o movimento sindicalista polonês no início da década de 1980. Classificação indicativa – 16 anos.
Divulgação:
Cinema do Leste Europeu
MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de JaneiroAv. Infante Dom Henrique, 85Parque do Flamengo - Rio de Janeiro
Informações: (21) 2240 4944