Neste ano, a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ), a Fundação Konrad Adenauer (KAS) e o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) continuam sua cooperação em um diálogo brasileiro-alemão para a sustentabilidade, com a meta de promover a discussão de temas centrais no campo do meio ambiente, da energia e do clima, e de promover entendimento e intercâmbio de soluções.
O tema deste evento é o uso de recursos naturais e matérias-primas no contexto de sua escassez e finitude. O seminário abrirá um espaço para apresentar e juntar fatos sobre os desenvolvimentos recentes e tendências no abastecimento global de recursos. Planos de ações concretas, destinados a um tratamento mais eficiente dos recursos serão discutidos e desenvolvidos.
Nos anos anteriores, a Fundação Konrad Adenauer visivelmente intensificou o engajamento na área de meio ambiente, energia e clima. Neste contexto, dando prosseguimento a uma parceria já estabelecida com a GIZ (Cooperação Alemã para o Desenvolvimento) e o CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), se realizará este seminário sobre "A Questão dos Recursos".
A escassez de recursos naturais requer que as sociedades tratem os recursos disponíveis com mais responsabilidade. As possibilidades do uso eficiente são múltiplas e, por causa da interdependência global, exigem uma cooperação internacional.
Neste seminário, políticos brasileiros e alemães, economistas, cientistas, e representantes da sociedade civil debaterão e refletirão sobre planos de ação para o uso mais cuidadoso de recursos.
O evento realizado no Windsor Atlântica Hotel, em Copacabana-RJ, é dividido em duas partes: O primeiro dia, 2 de junho, será uma conferência aberta ao público em geral com palestras e mesas redondas. No segundo dia, 3 de junho, no âmbito de um workshop fechado, as questões do primeiro dia serão aprofundadas por um grupo de especialistas pessoalmente convidados a participar.